Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S682-S683 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S682-S683 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
ANÁLISE COMPARATIVA DO USO DO APARELHO VSM -CNOGA (BIOSINAIS) NO HEMOCENTRO – RECIFE
Visitas
289
DGPML Santosa, AS Silvaa, AF Moraisa, DSL Costaa, YMA Cavailléa, AFC Oliveiraa, TFM Belmontb
a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
b Instituto do Fígado de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Analisar a utilização do TensorTip não-invasivo da Cnoga Medical (VSM-Cnoga) no parâmetro de Hemoglobina (Hb) nos candidatos a doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Hemocentro Coordenador Recife.

Metodologia

A análise foi realizada pelo setor de triagem de doadores e pelo laboratório de controle de qualidade da instituição. No período de abril a maio de 2022 foram comparadas 300 amostras analisando os parâmetros da hemoglobina (Hb). Foram utilizados para comparação três métodos de análises. Para tanto foi utilizado o aparelho VSM -Cnoga, o analisador de hemoglobina portátil (Compolab) e a medicação em laboratório de controle de qualidade da instituição com o aparelho Sysmex XS 1000i.  Foram utilizados na tabulação dos dados os parâmetros das médias e desvio padrão.

Resultados

Não foi observada diferença significativa na média das 300 amostras utilizadas nos valores de Hb quando comparadas aos outros métodos.

Discussão

O TensorTip não-invasivo da Cnoga Medical é um dispositivo portátil, destinado para a medição e exibição de alguns sinais vitais, como a Pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio (SpO2), Hematócrito, e a Hemoglobina (Hgb). O método mais conhecido e disponível no Brasil utilizado nos Hemocentros para coleta de Hb envolve a coleta do sangue do candidato por meio de uma punção na polpa digital da qual se colhe um pequeno volume de sangue, que posteriormente é analisado em equipamentos chamados de hemoglobinômetros. A análise de um método não invasivo que além de aferir a Hb, afere outros sinais vitais, além de não oferecer dor ou incômodo ao candidato à doação de sangue, otimiza o tempo e diminui os custos.

Conclusão

Por meio do estudo da análise para aferição da Hb foi possível concluir que o TensorTip não-invasivo da Cnoga Medical mostrou-se eficaz nos resultados quando comparados a outros métodos, tornando-se uma ferramenta eficiente na aferição da dosagem de Hb para triagem clínica dos doadores de sangue.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas