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Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S519 (Outubro 2021)
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ADAPTAÇÃO DO FLUXO DE ATENDIMENTO DE DOADORES DE SANGUE – DESAFIOS DA PANDEMIA COVID-19
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MEA Franco, JAD Santos, PRG Alves, RA Bento, BA Alves, APC Rodrigues
Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia – Grupo GSH, São Paulo, SP, Brasil
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Introdução

Uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus foi identificado em 2019 na cidade de Wuhan na China e foi chamada de COVID-19. O aumento no número de casos de síndromes respiratórias agudas causadas pelo novo coronavírus, o alto potencial de transmissibilidade e a disseminação global resultaram na maior crise sanitária da atualidade. Considerando o receio da população em frequentar estabelecimentos de saúde, os bancos de sangue também sofreram recusa voluntária da população, o que resultou na oscilação dos níveis de estoques de sangue. A pandemia global impôs uma mudança extrema de rotina à população, com medidas de higiene e isolamento social. Trouxe a todos uma nova lente, forçando o desenvolvimento de uma nova ótica sob as relações humanas e valores do cotidiano, marcando uma nova era, o conceito e procura por ambientes extra-hospitalares marca um movimento de prevenção e adaptação a essa nova realidade. A adaptação ao cenário pandêmico foi desafiador e exigiu mudanças no fluxo de atendimento, visando a prevenção da disseminação da COVID19.

Objetivo

Relatar uma síntese das medidas implementadas para deixar o ambiente mais seguro e adequado para o fluxo de atendimento de doadores e colaboradores.

Método

Descrição analítica das modificações e estratégias adotadas no fluxo de atendimento a candidatos a doação de sangue para prevenção e redução dos riscos relacionados à pandemia COVID19.

Resultados e discussão

Para conter a pandemia, é essencial controlar a disseminação do vírus e proteger a população; tal como estruturar e ajustar infraestruturas, fluxos e estratégias de atendimento, incluindo a equipe multiprofissional. Sendo assim, as principais modificações realizadas na instituição, ao longo do ano de 2020, foram: Todos os colaboradores técnico, administrativos e o corpo clínico foram capacitados para o enfrentamento da pandemia, a fim de garantir a segurança no atendimento; Disponibilização de dispensadores de solução alcoólica em todas as áreas do banco de sangue; Nas entradas do Banco de Sangue, os colaboradores, visitantes, doadores e pacientes passaram a ser questionados sobre a presença de sintomas sugestivos de Covid-19, e a aferição de temperatura se tornou obrigatória, assim como o uso de máscara em todas as áreas da unidade; Elaboração e implementação de protocolos com critérios de triagem clínica e orientações sobre situações de risco, sintomas de coronavírus; Adotado o distanciamento social em todos os setores. Cadeiras e poltronas tiveram assentos bloqueados e foram demarcadas com adesivos contendo orientações; Elaboração de Protocolos institucionais de biossegurança para prevenção da disseminação do Coronavírus, uso adequado de equipamento de proteção individual, higienização das mãos e superfícies. Todos os trabalhadores foram constantemente  treinados a seguir as precauções padronizadas. Mudança de espaço físico para ampliação do atendimento em unidade extrahospitalar; Descontaminação de superfícies e equipamentos são realizadas, a cada atendimento, com desinfetantes hospitalares apropriados.

Conclusão

Desde a caracterização de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, os bancos de sangue do grupo GSH foram reestruturados de maneira a proteger os doadores e colaboradores. As medidas adotadas foram certificadas pelo selo COVID FREE EXCELENTE referente a adoção de boas práticas preventivas para o enfrentamento do Coronavírus. Transmitindo qualidade e segurança no acolhimento e promoção de saúde.

O texto completo está disponível em PDF
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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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