Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S507-S508 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S507-S508 (October 2021)
Open Access
USO DO TEAM BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA REVISIONAL PARA A DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA
Visits
1223
STF Grunewald, KRL Alves, AEH Neto, MA Mota
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brazil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivos

Relatar e revisar o uso da metodologia ativa de ensino Team Based Learning (TBL) na disciplina de Hematologia para alunos de graduação em Medicina, enquanto estratégia para a revisão e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula através de aulas expositivas tradicionais.

Material e métodos

Relato da experiência da disciplina e revisão da literatura.

Resultados

O TBL vem sendo usado na disciplina de Hematologia na graduação de Medicina da UFJF com objetivo de revisão dos conteúdos abordados nas aulas prévias, e antes da avaliação escrita. Ao longo do semestre letivo, são organizados dois momentos em que o TBL é utilizado: o primeiro, com os temas de anemias e coagulação; e o segundo, com os temas de medicina transfusional e oncohematologia. Os alunos devem se preparar em casa, estudando os temas no material selecionado pelos professores. No dia da realização do TBL, eles são separados em grupos aleatórios com aproximadamente 8 alunos cada. Em um primeiro momento, denominado “garantia de preparo”, cada aluno recebe uma lista de 8 a 10 questões objetivas com quatro alternativas, estando apenas uma correta, para responder individualmente atribuindo de 0 a 4 pontos para cada alternativa. No segundo momento, o grupo se une para rever cada questão e discuti-la, decidindo em conjunto qual opção está correta. O feedback ocorre de forma imediata, através de uma folha de gabarito em que as respostas estão cobertas por adesivos. O grupo recebe mais pontos pela questão se acertar a resposta correta na primeira tentativa, e proporcionalmente mais pontos na medida em que vai usando de novas tentativas. A nota de cada grupo é somada ao final, e comparada, pelosalunos, com as notas que obtiveram quando tentaram responder às questões individualmente. Por fim, em um terceiro momento, um caso clínico é projetado para todos os grupos, e são realizadas questões objetivas para as quais a resposta deve ser apresentada, por cada grupo, simultaneamente pela exibição da assertiva correta em um cartão previamente distribuído.

Discussão

As metodologias ativas de ensino têm por vantagem colocar o aluno no centro de seu aprendizado, tornando o processo dinâmico e até mesmo divertido. O TBL, em particular, estimula ainda o aprendizado por pares e o trabalho em equipe, uma vez que os alunos constroem juntos seu raciocínio ao decidir as respostas corretas. Mesmo em uma disciplina organizada majoritariamente com aulas expositivas tradicionais, é possível fazer uso de metodologias ativas, conforme o relato de experiência citado, de forma a enriquecer as discussões e revisar e reforçar os conteúdos estudados. Na opinião dos alunos e dos docentes envolvidos nesse exemplo, o uso de tal metodologia foi válido e tornou o aprendizado mais concreto e prazeroso.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools