Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S676-S677 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S676-S677 (October 2022)
Open Access
RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE RDW, GRAVIDADE E MORTALIDADE DE PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO MUNICÍPIO DE UBERABA-MG
Visits
388
JQ Martins, ACCH Cunha, LQ Pereira, SCSV Tanaka, FB Vito, VR Junior, ACDM Carneiro, HM Souza
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Avaliar os índices RDW de pacientes hospitalizados por COVID-19 no município de Uberaba-MG e estabelecer uma relação com a gravidade e mortalidade durante o período de internação.

Material e Métodos

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (CAAE n° 31328220.8.0000.8667). Foram levantados os dados epidemiológicos de 337 pacientes que estiveram internados em 3 unidades hospitalares do município de Uberaba-MG no período de maio de 2020 a junho de 2021. Foram coletados os seguintes dados: idade, sexo e desfecho. A classificação de gravidade foi estabelecida de acordo com os critérios determinados no COVID-19 Clinical Management Living GuidanceWorld Health Organization, 2021. Os dados coletados foram compilados em uma planilha no programa Excel® e posteriormente analisados por meio do programa GraphPad Prism© versão 8.4.3. A variável contínua foi descrita por média±desvio padrão. As variáveis quantitativas foram descritas por meio dos testes: Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade e as comparações entre os grupos por meio dos testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados foram considerados significativos quando p < 0,05.

Resultados

Dos 337 pacientes analisados, 61,2% eram homens com idade média de 58,2 anos (DP ± 15,6). Em relação ao desfecho foi observado um aumento estatisticamente significante do índice RDW (p < 0,0001) no grupo que de pacientes que foram a óbito (mediana 14,71%) quando comparado ao grupo que teve alta (mediana 13,32%). Quanto à gravidade foi verificado um aumento estatisticamente significante do índice RDW (p < 0,0001) de acordo com a gravidade do caso, quanto mais grave maior o índice. Foram observadas diferenças estatísticas entre os grupos leve e grave (p < 0,0001) e moderado e grave (p < 0,0001). As pacientes do sexo feminino tinham em média 60,8 anos (DP ± 18) e corresponderam a 38,8% dos casos analisados. Em relação ao desfecho foi observado um aumento significativo do índice RDW (p < 0,0001) no grupo de pacientes que foram a óbito (mediana 14,56%) comprado ao grupo de pacientes que tiveram alta (mediana 13,63%). Em relação a gravidade também foi visto um aumento do índice RDW em casos moderados e graves (p<0,001). Foram observadas diferenças significativas entre os grupos leve e grave (p < 0,05) e moderado e grave (p < 0,05).

Discussão

O índice RDW tem sido apontado como um potencial marcador prognóstico e de desfecho no curso da COVID-19. Já foi demonstrado um aumento do índice RDW em pacientes com doenças infecciosas graves. Esse estudo demonstrou o aumento dos índices RDW em pacientes homens e mulheres conforme a progressão da gravidade. Os casos moderados, graves e os pacientes que foram a óbito, independente do sexo, demonstraram maiores índices.

Conclusão

O índice RDW tem grande potencial como marcador prognóstico e de monitoramento do curso da evolução da COVID-19 em pacientes de ambos os sexos, pois quanto maior o índice RDW maiores as chances de severidade e óbito.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools