Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S492-S493 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S492-S493 (October 2021)
Open Access
REALIZAÇÃO DE UM CURSO DE AVALIAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS POR UMA LIGA DE HEMATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
1353
ACS Almeida, AVC Codeceira, AR Alves, FM Reis, FMN Souza, IOS Pereira, JMC Oliveira, LC Lins, MB Silva, NBA Miranda
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivos

Descrever a experiência dos membros de uma liga de hematologia na elaboração e execução de um curso sobre interpretação de exames laboratoriais.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência que tem como base a vivência de acadêmicos da Universidade Estadual de Feira de Santana na realização de um curso online que abordou a avaliação dos principais exames laboratoriais, em julho de 2021.

Descrição da experiência

O curso foi idealizado como uma forma de complementar a formação médica em um tema que é essencial a prática clínica, exames laboratoriais. Todos os membros ativos da liga participaram da elaboração e execução de funções como, escolher e convidar os palestrantes e os patrocinadores, confeccionar artes para divulgação e material teórico e mediar as apresentações, processo que permitiu um maior engajamento e integração entre os membros da liga, refletindo positivamente no interesse e motivação. O curso contou com 5 professores de diferentes regiões do Brasil que ficaram responsáveis pelos seguintes temas: Hemograma, Coagulograma, Exames da função renal, exames da função hepática e principais exames na emergência, o contato com esses profissionais foi essencial para expandir a nossa visão médica e estabelecer contato com possíveis parceiros futuros. O curso ocorreu em dois dias e contou com aproximadamente 2400 inscritos, dentre os quais predominou acadêmicos de medicina, embora uma grande quantidade pertencesse a outras áreas da saúde como enfermagem, fisioterapia, farmácia, bioquímica e biologia o que possibilitou um rico intercâmbio de informações.

Discussão

A realização de eventos que ultrapassam os limites de uma entidade faz parte da extensão, que juntamente com o ensino e a pesquisa constitui o tripé da liga acadêmica. Nesse sentido, muito mais que elaborar sessões e praticar o conhecimento científico uma liga precisa ampliar a sua atuação para permitir a integração com outras entidades e com a sociedade em geral. A disponibilização de cursos para um público amplo é uma forma utilizada por diversos órgãos para expandir o conhecimento que é produzido internamente. O envolvimento de diversos acadêmicos da área da saúde que pertençam a qualquer instituição ratifica a possibilidade de integração do conhecimento.

Conclusão

Nesse contexto, observa-se que há grande benefício na realização de eventos externos a Liga Acadêmica, no sentido de permitir engajamento, integração, e como forma de estabelecer novos contatos e expandir a visão de entidade acadêmica. Percebe-se que o evento desenvolvido cumpriu com seu objetivo ao compor uma ação extensionista.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools