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Vol. 44. Issue S2.
Pages S630-S631 (October 2022)
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PROJETOS EM LIGAS ACADÊMICAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
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IV Bastosa, ATO Raaba, FBJ Croitora, TS Aquinoa, GP Gutierresa, TA Nunesa, LBB Maltaa, GC Vieiraa, ESM Almeidaa, Noninoa,b
a Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil
b Centro de Câncer de Brasília (Cettro), Brasilia, DF, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Introdução e Objetivos

Ligas Acadêmicas (LA) são entidades estudantis que proporcionam atividades extracurriculares e contato direto do aluno com a comunidade. As LA enriquecem a relação entre Universidade e comunidade, socializando o conhecimento teorético com a participação da comunidade na vida acadêmica (TORRES; OLIVEIRA; YAMAMOTO; LIMA, 2008). É oportuno discutir o desenvolvimento das LA, uma vez que quanto mais atividades desenvolvidas, maior a chance de impactar positivamente o participante. Assim, o objetivo deste trabalho visa investigar a associação entre tempo de atuação das LA de Hematologia e a quantidade de atividades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de questionários online. A população alvo eram as LA de hematologia do Brasil. No ano de 2020 foram abordadas 44 ligas, e a taxa de resposta foi de 72,7%. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da instituição proponente, sob o CAAE 24510719.2.0000.0029.

Resultados

A partir da média do ano de fundação das LA foram consideradas como antigas, as ligas fundadas antes de 2016. No quesito de pesquisa, 45,4% das LA Antigas (LAA) publicam de 1 a 3 trabalhos por semestre; 36,3%, de 4 a 6 trabalhos, 9% de 7 a 10; e 9% mais que 10; sendo que, dessas, não há liga que não publique trabalhos em congressos. Comparativamente, 57,9% das LA novas (LAN) publicam de 1 a 3 trabalhos por semestre; 10,52%, de 4 a 6 trabalhos; enquanto 31,6% não publica nenhum trabalho. Quanto às reuniões de ensino, 18,2% das LAA encontram-se semanalmente; 27,3%, quinzenalmente; e 54,5%, mensalmente; 90,9% afirmam ter ligantes assíduos. Já das LAN, 5,3% encontram-se semanalmente; 57,9%, quinzenalmente; 26,3%, mensalmente; e 10,5%, menos de uma vez por mês; 94,7% afirmam ter ligantes assíduos. Quanto à extensão, 81,8% das LAA possuem atividade de extensão e, dentre elas, 88,9% possuem contato com a comunidade. Em contraste, apenas 68,4% das LAN possuem atividade de extensão, sendo que 84,6% delas possuem contato com a comunidade. Quanto às dificuldades enfrentadas na extensão, 16,6% das LAA afirmam ter dificuldade em encontrar professores para auxílio e 45,45% não enfrentam dificuldades. Já entre as LAN, 15,8% não enfrentam dificuldades.

Discussão

As LA mostram-se importantes na formação do estudante devido sua contribuição nos conhecimentos acadêmicos, práticas, competência de relação interpessoal e comunitária (SUELEN, et al. 2018). Os dados da pesquisa mostraram que as LAA apresentam maior estabilidade de produção em relação às novas, principalmente no quesito de pesquisa e extensão, possivelmente devido ao maior tempo de existência da liga e, também, consequentemente, de exercício das atividades, conferindo uma estrutura mais concreta. É possível que a participação contínua dos membros também influencie positivamente na criação e manutenção dos projetos, uma vez que atividades extracurriculares têm o potencial de atrair estudantes, criando um ciclo em que os estudantes que permanecem na liga implementam cada vez mais melhorias nas atividades fornecidas.

Conclusão

A partir dos dados observados, é notável que LAA denotam maior resolutividade e dinamismo em relação às novas. É evidente um maior protagonismo das LAA no que tange ao ensino, pesquisa e extensão e é fundamental que se realizem novos estudos que compreendam quais as estratégias criadas pelas LAA para que sejam implementadas e sirvam de auxílio às novas que ainda enfrentam dificuldades.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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