Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S610 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S610 (October 2022)
Open Access
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE HEMATOLOGIA DA ZONA DA MATA MINEIRA
Visits
454
ACAD Santosa, TS Espósitoa, NNS Magalhãesb, RM Almeidab, JC Fabrib, LANS Fonsecaa, LB Mathiasia, SPS Souzab, CM Oliveiraa, DOW Rodriguesc
a Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Juiz de Fora, MG, Brasil
b Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF ‒ SUPREMA), Juiz de Fora, MG, Brasil
c Fundação Hemominas (HEMOMINAS), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Verificar e quantificar a produção cientifica-acadêmico da Liga de Hematologia - Hemoliga Juiz de Fora (HL) correlacionando com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Material e Métodos

Realizou-se uma busca dos Currículos Lattes dos atuais e integrantes da HL na Plataforma Lattes para levantamento dos trabalhos desenvolvidos pela liga. Através da análise das informações que constam na Produção Bibliográfica de cada indivíduo, foi construído um banco de dados sobre a Produção Científica (PC) da HL. Critérios de inclusão: estudos que apresentam a coautoria de outros membros da HL, sob orientação da coordenadora docente e que foram publicados entre junho de 2008 a junho de 2022. As informações obtidas foram tabeladas em planilhas de acordo com os subtipos de produção bibliográfica para análise do perfil da PC da HL.

Resultados

A HL em seus 14 anos de existência produziu 197 trabalhos, sendo 28 Artigos Científicos (AC), 164 Resumos (R) para eventos científicos, 03 capítulos de livros e 02 livros completos. Ao todo, contabiliza-se 105 estudos originais (16 AC e 89 R), 20 relatos de caso (05 AC e 15 R), 62 revisões bibliográficas (06 AC e 56 R), 01 editorial e 04 relatos de experiências na forma de R.

Discussão

As Ligas Acadêmicas (LAs) são organizações universitárias de caráter extracurricular e complementar, fundamentadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. A HL foi fundada em junho de 2008 e é vinculada a três faculdades de medicina da cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais. Dentre as atividades de pesquisa executadas pelas LAs, nota-se que a participação em eventos científicos é a atividade com maior prevalência. Tal fato corrobora com o maior número de R produzidos pela HL, correspondendo a cerca de 80% de toda a PC. A predominância dos AC sobre os capítulos de livro pode se relacionar com a escolha do meio de publicação, visto que os periódicos configuram o principal meio de comunicação científica. A maioria dos estudos produzidos pela HL é original, devido ao fato da liga estar vinculada a linhas de pesquisas com bancos de dados disponíveis para a elaboração dos trabalhos. O percentual significativo de relatos de casos pode ser atribuído à HL estar inserida em cenários assistenciais que viabilizam o contato com pacientes. A elevada presença de revisões bibliográficas decorre da constante atualização dos conhecimentos promovida pela HL e a acesso às principais bases de dados (Pub Med., Lilacs).

Conclusão

A HL se destaca ao executar atividades de pesquisa, apresentando uma relevante participação em eventos científicos e publicações de artigos em revistas científicas. A HL contribui através de seu perfil de iniciação científica na formação acadêmica de seus membros com benefícios para a sociedade através dos projetos de extensão.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools