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Vol. 43. Issue S1.
Pages S465-S466 (October 2021)
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Vol. 43. Issue S1.
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ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CUIDADO AO PACIENTE EM QUIMIOTERAPIA
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GB Souzaa, KTM Demartinib, L Santosb, CTD Nevesb, JWG Costab, NF Paesb, MS Borgesc, LF Melo-Netod, F Giordanib, MM Sallesa
a Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), Niterói, RJ, Brasil
b Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
c Hospital do Câncer de Muriaé, Muriaé, MG, Brasil
d Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), Niterói, RJ, Brasil
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Vol. 43. Issue S1
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Objetivos

Fornecer orientação farmacêutica e traçar estratégias educacionais para pacientes em quimioterapia infusional, atendidos no ambulatório de oncologia de um hospital universitário.

Material e métodos

Estudo descritivo, prospectivo, quali-quantitativo, desenvolvido no ambulatório de quimioterapia de um hospital universitário, entre setembro a dezembro de 2020, realizado em três etapas de atendimento farmacêutico. No primeiro atendimento foram coletados dados socioeconômicos e clínicos, hábitos de vida e avaliação farmacoterapêutica. O segundo momento consistiu no levantamento dos efeitos adversos gerados pela quimioterapia, além das orientações através de materiais educativos. Na última etapa foi avaliado o conhecimento sobre o uso de medicamentos. Os dados foram compilados em planilhas do Microsoft Excel e análise descritiva realizada com auxílio do programa R.

Resultados

Até o momento 29 pacientes foram avaliados, sendo o diagnóstico mais frequente o câncer de mama, seguido de pulmão e cólon. O protocolo de quimioterapia em destaque foi a combinação de Carboplatina+Paclitaxel (14%). Foram relatados 82 sintomas distintos pós-quimioterapia, sendo 64% percebidos na 1ªsemana. Destes, 41% são sintomas relacionados ao trato gastrointestinal. Foi ofertado um total de 91 orientações farmacêuticas, sendo 59% direcionadas aos pacientes, 23,5% aos cuidadores e 17,5% à equipe multiprofissional. Quanto aos tipos, 25% foram relacionadas com a gestão de medicamentos de suporte, sendo o guia de orientação de medicamentos domiciliares o material informativo mais entregue (29%). O teste de compreensão da prescrição classificou 88% dos pacientes com escore suficiente.

Discussão

A educação em saúde é ferramenta útil para minimizar o uso irracional de medicamentos. O profissional farmacêutico é habilitado para atuar na educação em saúde direcionada ao uso de medicamento, especialmente na oncologia, uma vez que a terapia antineoplásica é complexa e com alta toxicidade.

Conclusão

Através da orientação farmacêutica e das estratégias educacionais aplicadas os pacientes obtiveram maior compreensão da sua terapia, além de perceberem a importância do autocuidado e do empoderamento quanto ao uso dos seus medicamentos, minimizando os riscos à saúde e melhorando sua segurança.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Orientação de Medicamentos; Cuidados Farmacêuticos e Quimioterapia.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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