Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S113-S114 (October 2021)
Vol. 43. Issue S1.
Pages S113-S114 (October 2021)
Open Access
LEUCEMIA LINFOCÍTICA CRÔNICA/LINFOMA LINFOCÍTICO DE PEQUENAS CÉLULAS E INCIDÊNCIA DE SEGUNDA NEOPLASIA: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO HSPE E REVISÃO DE LITERATURA
Visits
2246
VC Queiroz, IL Arce, P Vicari, VLP Figueiredo
Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (HSPE), Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

A Leucemia Linfocítica Crônica/Linfoma Linfocítico de Pequenas Células (LLC/SLL) é a neoplasia hematológica mais comum do mundo ocidental. Ocorre proliferação clonal e acúmulo de células B CD5+ em sangue periférico, linfonodos, baço e medula óssea.

Objetivos

Fazer um levantamento do perfil clínico-epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de Hematologia do Hospital Servidor Público Estadual (HSPE) entre 2017 e 2018, com diagnóstico de LLC/SLL e fazer correlação dos achados com segunda neoplasia. Metodologia: Foi realizado análise retrospectiva de prontuários dos pacientes selecionados e revisão de literatura sobre o tema.

Resultados

Foram selecionados 76 pacientes, dos quais 10 (13,2%) desenvolveram neoplasia secundária, sendo 5 (6,6%) após o tratamento. A terapêutica com análogo de purina e agentes alquilantes provoca dano celular citotóxico, imunossupressão e neutropenia prolongada que podem estar relacionados a oncogênese de segunda neoplasia nesse grupo de pacientes. A disfunção imunológica também está associada a maior agressividade da segunda neoplasia. Outros fatores que parecem estar envolvidos nesse processo são o aumento da vigilância clínica, idade avançada e presença de trissomia do cromossomo 12.

Conclusão

O tratamento padrão com FCR aumentou a sobrevida desses pacientes em até 95%, contudo há a necessidade de maior vigilânciaquanto ao desenvolvimento de segunda neoplasia, principalmente entre os mais jovens.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools