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Vol. 43. Issue S1.
Pages S397-S398 (October 2021)
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INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM MEDICINA TRANSFUSIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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VS Siqueiraa,b, SS Netoa,b
a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Belém, PA, Brasil
b Hospital Ophir Loyola (HOL), Belém, PA, Brasil
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Vol. 43. Issue S1
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Objetivo

Analisar as intervenções educativas em medicina transfusional de produções científicas nacionais e internacionais.

Material e métodos

O estudo teve uma abordagem qualitativa descritiva, do tipo revisão integrativa de literatura e ocorreu por meio de seis etapas: formulação da questão de pesquisa; escolha de descritores; posteriormente definiram-se os critérios de inclusão e exclusão; escolha das informações que deveriam ser extraídas; interpretação e discussão dos resultados e apresentação da síntese das informações. Construiu-se o estudo a partir da seguinte questão norteadora: “Quais as principais produções científicas sobre as intervenções educativas em medicina transfusional?”. Consultaram-se as bases eletrônicas de dados utilizando-se os descritores: Transfusão, Medicina Transfusional e Educação em Saúde empregando-se o operador booleano “AND” para realizar as associações de todos os descritores entre si. Teve como critério de inclusão para seleção: materiais com idiomas em português, espanhol e inglês; apenas materiais contidos em periódicos científicos publicados nos últimos cinco anos, que contivessem intervenção educativa. Sendo encontradas inicialmente 346 publicações, das quais 2 estavam duplicadas. Após triagem de título e resumo, selecionaram-se 43 artigos para leitura de texto completo. Destes, 14 apresentavam intervenção educativa e apenas 5 foram publicados nos últimos cinco anos, atendendo, portanto, os critérios de elegibilidade. Após a seleção do material os dados foram extraídos a partir de um roteiro sistemático com o objetivo de organizar as informações sintetizadas contidas nos artigos selecionados, tais como: código do artigo, título, autor, ano, país, base de dados, objetivo, intervenção proposta e principais conclusões.

Discussão

A produção científica sobre avaliação do ensino em hemoterapia notoriamente demonstra resultados alarmantes sobre o nível de conhecimento insuficiente dos profissionais da área da saúde em relação ao tema. Nota-se, ainda, uma variabilidade de abordagem do tema entre os diversos currículos da área da saúde. A presente revisão permitiu a convergência de vários estudos que demonstrassem opções de intervenções educativas em hemoterapia. Várias são as opções propostas pela literatura como formas de intervenções educacionais com bons resultados identificados: software, simulação de alta fidelidade, guia hospitalar, cartilha, algoritmo de suporte a decisão clinica no provedor utilizado pelo hospital, programas educativos que alberguem palestras, aulas remotas, auditorias e boletins da gestão hospitalar, para análise dos resultados obtidos pela intervenção. Uma combinação entre formas de aprendizado tradicionais, complementadas por novos recursos e tecnologias de forma continuada parece ser uma abordagem interessante e efetiva.

Conclusão

É necessário que estas intervenções se estabelecem de forma continuada e que um processo avaliativo rigoroso validado, por exemplo, através do BEST-TEST, seja aplicado intermitentemente, para que a qualidade da prática transfusional perdure. Ademais, constatou-se, a carência de estudos que abordem a temática em questão, dessa forma, espera-se que tal estudo seja um estímulo para novas produções científicas.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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