Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S373-S374 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S373-S374 (October 2021)
Open Access
FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA GESTÃO DO ESTOQUE DE REAGENTES EM IMUNOHEMATOLOGIA
Visits
1169
TL Cavalcantea, MME Oliveirab, RM Estevesb, AG Vizzonia
a Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI-FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

As unidades laboratoriais no setor público, em sua grande maioria, enfrentam dificuldades em manter e gerenciar de modo eficiente seus estoques de reagentes laboratoriais. Esta dificuldade se deve por esses insumos possuírem especificidades na armazenagem uma vez que devem ser mantidos em locais com temperatura controlada, na maioria dos casos, e por curto período. Tais características elevam os custos de operação e ocasionam perda de recursos financeiros, técnicos e de mão de obra especializada por deficiências na gestão dos insumos, além de problemas com ferramentas antigas e dificuldades para reposição ágil dos estoques, ocasionados por problemas de gestão, restrições legais e orçamentárias.

Objetivos

Desenvolver e implementar a plataforma LIS específica para gestão de insumos laboratoriais em ambiente web com tecnologias de código aberto (open source), atualizadas e utilizadas em larga escala no setor de Imunohematologia do INI/FIOCRUZ.

Metodologia

O desenvolvimento da ferramenta foi baseado em tecnologias de uso livre e amplo uso pela comunidade de tecnologia interacional e que o controle dos kits de reagentes laboratoriais fosse baseado na integração com o catálogo de materiais do governo federal (CATMAT) e com a aplicação da curva ABC na gerência dos kits de reagentes laboratoriais. A estrutura de desenvolvimento foi completamente composta por softwares livres e de amplo domínio público, formando um conjunto com o sistema operacional Linux, a linguagem de programação PHP, o sistema gerenciador de banco de dados MySQL e o servidor web Apache. Todos os produtos foram inseridos no sistema através de código de barras impresso pelo fabricante.

Resultados

O software permitiu a consulta ao histórico de consumo, cuja  listagem continha todas as movimentações efetuadas, data e horário em que as mesmas ocorreram e o profissional que fez a retirada do insumo. Foi possível extrair um relatório de consumo por período, ou seja, identificando os lotes que já tiveram a sua integralidade consumida, indicando informações de temporalidade quanto a quantidade consumida, data de abertura e encerramento do lote. Identificou-se que os cartões para classificação ABO direta+Reversa e LISS/Coombs foram os reagentes com maior movimentação no estoque e que os antissoros raros, por apresentarem elevado custo e curta validade, puderam ser acompanhados em tempo real quanto a sua utilização, permitindo a otimização do uso e desperdício de recursos públicos.

Discussão

A gestão de estoque dos reagentes utilizados em Imunohematologia é certamente de suma importância para as atividades de empresas públicas e privadas. A falta de materiais sejam de baixa ou alta rotatividade pode gerar grandes transtornos a operação da organização ou até mesmo prejuízos ao atendimento dos pacientes. As ferramentas informatizadas com essa finalidade são relativamente recentes, vem evoluindo rapidamente nos últimos anos e as empresas que ainda não adotaram estão em considerável desvantagem no atual cenário.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools