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Vol. 43. Issue S1.
Pages S455-S456 (October 2021)
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ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INFOGRÁFICO EDUCATIVO PARA O CUIDADO À PESSOA COM HEMOFILIA
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CRS Pachecoa,b, WGR Sipolattia, AB Lopesa, ANL Prezottib, SS Marcondesb, MPSV Orlettib, GALD Santosb, A Pellacanib, EX Moraisb
a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil
b Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (HEMOES), Vitória, ES, Brasil
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Vol. 43. Issue S1
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Objetivos

Elaborar e validar infográfico educativo para o cuidado domiciliar de pessoas com hemofilia, em infusão endovenosa do concentrado de fator de coagulação.

Métodos

Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: elaboração do infográfico, validação de conteúdo e aparência por juízes e validação de aparência por pessoas com hemofilia. O referencial metodológico para a elaboração do infográfico seguiu as orientações de Moreira, Nóbrega e Silvae de Carvalho e Aragão. O conteúdo do infográfico intitulado de “Campo de auto infusão”foi elaborado em bases científicas, mediante revisão da literatura. A busca por juízes ocorreu por amostragem intencional tipo snowball, sendo contatados 34 profissionais via correio eletrônico. O critério para validação pelos juízes foi a concordância superior a 80%, analisada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para a validação de aparência pelo público alvo, considerou-se o nível de concordância de respostas positivas (“sim”) maior ou igual a 80%. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes. Por último, o infográfico foi analisado por dois professores do Curso de Línguas e um professor do Curso de Educação de uma Universidade Pública para a revisão gramatical e textual. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo.

Resultados

Dos 34 juízes convidados, somente 11 aceitaram participar da validação de conteúdo e aparência do infográfico. Apresentavam, predominantemente, idades entre 31 e 40 anos (54,5%), e todos eram do sexo feminino (100%). Dentre eles, duas doutoras (18,2%), três mestres (27,3%) e seis especialistas (54,5%). Com relação ao exercício profissional, quatro possuem tempo de término de graduação entre um e 10 anos (36,3%), três entre 11 e 20 anos (27,3%), duas entre 21 e 30 anos (18,2%) e duas entre 31 e 40 anos (18,2%). Quanto ao tempo de experiência em hemofilia, seis juízes possuíam entre dois e cinco anos (54,5%). Após essa etapa, o infográfico foi avaliado por dez pessoas com hemofilia e/ou responsáveis com idades entre 33 e 52 anos, sendo oito do sexo masculino e duas do sexo feminino. Com relação ao nível de escolaridade, um (10%) possui ensino fundamental incompleto, um (10%) fundamental completo, quatro (40%) ensino médio completo, dois (20%) ensino superior completo, um (10%) especialização e um (10%) doutorado.

Discussão

No processo de validação pelos juízes, o infográfico apresentou IVC 0,88 na primeira rodada e IVC 0,97 da segunda rodada. No entanto, foram feitas sete sugestões em relação à clareza de linguagem, à pertinência prática e à relevância teórica, sendo todas acatadas e incluídas na versão final do infográfico. Em relação à validação com o público alvo, o nível de concordância das respostas positivas foi superior a 80% e apenas uma sugestão para alteração textual.

Conclusão

Conclui-se que os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que o infográfico foi elaborado e validado quanto ao conteúdo e aparência junto aos juízes e à população alvo, respectivamente. Este material didático-instrucional poderá contribuir com a prática educativa de enfermagem, visando a melhora no processo ensino-aprendizagem, aumento da adesão e efetividade do tratamento.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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