Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S634-S635 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S634-S635 (October 2023)
Full text access
DETECÇÃO DO ANTICORPO GERBICH 2 NO LABORATÓRIO DO VITA HEMOTERAPIA DA BAHIA
Visits
227
S Falcãoa, R Silvaa, R Coutosa, T Pinheirob, At-Hpb, A Soaresa, A Piresa
a Banco de Sangue Vita Hemoterapia da Bahia, Salvador, BA, Brasil
b Agência Transfusional do Hospital Santa Izabel – Vita Hemoterapia da Bahia, Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

O sistema Gerbich (Ge) é considerado um sistema de grupo sanguíneo frequente na população. Existem seis antígenos de alta prevalência conhecidos, sendo esses Ge2, Ge3, Ge4, GEPL, GEAT e GETI e cinco antígenos de baixa prevalência, sendo esses Wb, Lsa, Ana, Dha e GEIS. Em melanésios da Papua Nova Guiné, mais de 50% da população é Gerbich (Ge) negativa, e cerca de 10% é relatado como anti-Ge de origem natural. Os anticorpos do sistema Ge são considerados, geralmente, sem importância clínica significativa, não tendo muitos relatos referentes a reações hemolíticas transfusionais, no entanto, alguns estudos relatam que anti-Ge3 causou Doença Hemolítica do Feto e do Recém-Nascido (DHFRN).

Relato de caso

A.C.B.C, 64 anos, masculino, natural da cidade de Brasília, Diagnostico IMA sem supra, Hemoglobina 15g, sem histórico de transfusão anterior. Solicitação de 04 CH para reserva cirúrgica de revascularização do miocárdio. Realização dos testes pré-transfusionais na agência com várias provas cruzadas incompatíveis. Cirurgia suspensa e amostras encaminhadas para o laboratório do Hemonucleo. Investigações iniciais: Teste de Imunoglobulina Direta (TAD) Negativo, tipagem sanguínea “O”Rh (D) Negativo, Pesquisa de anticorpos irregulares confirmada com resultado Positivo. Na identificação de anticorpo irregular apresentou positividade em LIS/Coombs com todas as hemácias testadas e autocontrole negativo. No painel enzimático não apresentou reatividade com nenhuma hemácia testada e autocontrole negativo. Realizada a técnica de neutralização com plasma de doadores AB, resultado positivo. Realizada a alo adsorção com hemácias: R1R1, R2R2, rr resultados negativos. Provavelmente um caso de anticorpo raro contra antígeno de alta frequência. Histórico do paciente: Os pais eram primos, 1 filho: grupo “A” Positivo, 3 irmãos morando no Distrito Federal: 1 com Doença de Parkinson; outro com Demência e o terceiro com Cinesia. Não usava o Daratumumabe. Anticorpo sugerido: Anti-Ge2 (Gerbich 2). Amostras encaminhadas para o HEMOCE para realização de testes específicos e a presença do Anti-Gerbich 2 foi confirmada. Como o Antígeno está presente em 99,99% da população, foi solicitado apoio ao Cadastro Nacional de sangue raros. Identificado 5 doadores no Brasil tipagem O Rh(D) Positivo. Os doadores residem em Fortaleza, foram convocados pelo HEMOCE e 3 bolsas foram encaminhadas pela coordenação-geral de Sangue e Hemoderivados do M.S para realizar a reserva cirúrgica do paciente. O procedimento foi um sucesso, sem necessidade de transfusão. O paciente recebeu alta com Hb 11g e com pós cirúrgicos sem intercorrências.

Discussão

Este caso ratifica a importância da conscientização da população em relação à doação de sangue, aumentando os cadastros de doadores voluntários e, por conseguinte, aumentando estoques de bolsas em bancos de sangue e Hemocentros, assim, contribuindo diretamente com a saúde e vida de um receptor compatível.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools