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Vol. 44. Issue S2.
Pages S30-S31 (October 2022)
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Vol. 44. Issue S2.
Pages S30-S31 (October 2022)
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DESENVOLVIMENTO DE MAPAS CONCEITUAIS INTERATIVOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO MULTIPROFISSIONAL EM ANEMIAS
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585
VS Silvaa,b, MR Oliveiraa, LO Salesa, FP Mesquitaa,b, ECE Silvaa,b, ML Bragaa, LGDS Costaa, JKC Ribeiroa,b
a Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH), Fortaleza, CE, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Fortaleza, CE, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivo

Construir mapas conceituais interativos, digitais e dinâmicos, que propiciem o ensino e aprendizagem imersivo na temática de anemias.

Material e método

A pesquisa de caráter descritiva, qualiquantitativa, documental e bibliográfica fundamentou-se em propor uma metodologia interativa original que desenvolvesse mapas conceituais de anemias com uso de ferramentas digitais, para a esfera multiprofissional em saúde. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se a construção de quatro mapas conceituais, utilizando o programa Cmap Tools ferramenta de uso on-line e gratuito.

Resultados

Desta forma os mapas conceituais elaborados possuem as temáticas: Mapa geral das Anemias, Anemias hemolíticas, Hemoglobinopatias e Anemias carências. Os mapas conceituais abordaram conceito, fisiopatologia, etiologia, achado clínicos, achados laboratoriais, diagnóstico e tratamento, trazendo de forma interativa e diferenciada diagramas ilustrativos, que foram hospedados em nuvem no domínio http://prohemo.org.br/? page=mapas após o trabalho de diagramação e arte por um designer gráfico e um web designer fazendo uso de anotações, imagens e vídeos de lâminas de autoria própria dos principais achados clínicos e laboratoriais encontrados em determinadas anemias.

Discussão

Diante dos resultados obtidos os mapas conceituais elaborados se mostraram uma ferramenta de ensino-aprendizagem de fácil compreensão onde se organizou conhecimentos diversos sobre as anemias o que estimulou o pensamento crítico-reflexivo que interagem entre si de forma hierárquica além de autonomia, empoderamento e o trabalho em equipe. Apesar de ser uma metodologia ativa bem consolidada a possibilidade de enriquecimento pedagógico foram importantes com os recursos da tecnologia da informação e inclusão de elementos digitais interativos. O rápido avanço sociocultural e tecnológico vem com mudanças no pensamento humano demostrando, uma rápida falta de interesse, relutância e dificuldade no aprendizado isso torna o desafio do ensino maior, pois não se trata apenas de disponibilizar recursos digitais e sim a importância da metodologia que é aplicada dentro do ambiente educacional que requer atualizações constantes que produzam ferramentas, criativas interativas, independentes que promova interesse na construção do saber.

Conclusão

Existe uma tendência mundial para que se adotem abordagens e metodologias inovadoras e que auxiliem no ensino-aprendizado, as metodologias ativas. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem vêm sendo utilizadas por meio de várias ferramentas como, por exemplo, os mapas conceituais onde o aluno é o tutor e faz uso de diagramas onde se organiza conhecimentos de diversos conteúdos. Ao final desse estudo foi possível a elaboração dos mapas conceituais interativos, digitais e dinâmicos que propiciarão melhorias no ensino e aprendizagem imersiva no estudo das anemias por parte das equipes multiprofissionais em saúde.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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