Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S501 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S501 (October 2021)
Open Access
CURTIDAS QIE SALVAM: ALIANDO ENSINO AO DEVER SOCIAL
Visits
1016
LFB Botelho
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivos

Descrever a experĩencia da competição Curtidas que Salvam na disicplina de Hematologia da UFPB como amplificadora da conscientização da doação de sangue.

Materiais e métodos

Os alunos da disciplina de hematologia da Universidade Fedral da Paraíba foram divididos em quatro grupos. Cada grupo produziu um vídeo sobre a importãncia da doação de sangue. Os vídeos foram publicados na rede social oficial da turma durante o mês de junho de 2021. Ao final, as curtidas e comentários foram contabilizados. O vídeo com mais curtidas foi considerado o vencedor. Todos os alunos forma pontuados pela experiência.

Resultados

Os grupos foram identificados com os tipos sanguíneos. Os vídeos foram publicados nas redes sociais da cada turma. Cada grupo podia compartilhar à vontade com outras redes sociais. Ao fianl do projeto, amis de 3500 curtidas, 120 compartilhamentos e 300 coemntários foram obtidos. Algumas curtidas de órgãos como Hemocentro da Paraíba, Conselho regional de Medicina da Paraíba, Hemocentro do Ceará, dentre outras ajudaram a dar seriedade á campanha. Outras curtidas de personalidades famosas da região ajudaram a aumentar de forma rápida a divulgação da mensagem. Ao final, o grupo O recebeu o pr̃emio por ter tido o vídeo mais curtido.

Discussão

Durante o mês de junho é feita a campanha junho vermelho com o objetivo de conscientizar à população sobre doação de sangue. Particularmente, em 2021, devido à pandemia da COVID 19, os estoques do Hemocentro da Paraíba tiveram uma grande redução. Durante a disciplina de Hematologia, os alunos recebem aula de hemoterapia, mas com um enfoque mais técnico. A competição curtidas qiue salvam foi uma iniciativa lúdica que permitiu que os estudantes, ao produzirem os vídeos, pudessem entender o papel social da doação de sangue ao mesmo tempo que colaboraram com a disseminação de informação para a população geral. A escolha do instagram como meio difusor da informação foi de fundamnetal valia pela prórpria natureza do aplicativo. Ao final, mais de 3000 curtidas foram obtidas permitindo uma ampla divulgação da campanha e colaborando para aumentar as doações de sangue. Todos os alunos recebeream uma pontuação extra para participar da campanha e, no relatório de auto-avaliação, todos os estudantes disseram que a experĩencia foi engrandecedora. 24 alunos doaram sangue pela primiera vez.

Conclusão

As redes sociais podem ser aliadas poderosas no união entre ensino e dever social para conscientização da necessidade de doação de sangue.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools