Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S459-S460 (October 2021)
Vol. 43. Issue S1.
Pages S459-S460 (October 2021)
Open Access
CONSULTA FARMACÊUTICA NO AMBULATÓRIO DE COAGULOPATIAS HEREDITÁRIAS DO DISTRITO FEDERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
1489
AS Moura, RLA Ferreira, JCL Cavaion, ARA Pinto
Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Brasília, DF, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivo

Relatar a experiência da implantação do serviço de consulta farmacêutica para orientação/aconselhamento dos pacientes atendidos no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias (ACH) do Distrito Federal, localizado na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência dos profissionais farmacêuticos lotados na Subseção de Farmácia da FHB, o qual traz informações sobre a implantação do serviço de consulta farmacêutica no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias - FHB, os critérios utilizados para oferecimento do serviço de forma piloto, bem como o quantitativo de consultas realizadas no ano de 2020 e no primeiro semestre de 2021 e os progressos e as dificuldades encontradas no processo.

Resultados e discussão

O primeiro serviço clínico farmacêutico implantado, em agosto de 2020, foi o “Aconselhamento/Orientação”ao paciente através da aplicação do questionário adaptado de Cuidados farmacêuticos na atenção básica, caderno 1. Por meio deste questionário, são avaliados a condição geral de saúde do paciente, o entendimento sobre o seu tratamento e utilização dos medicamentos, o armazenamento e transporte dos produtos, além de outras dificuldades encontradas na farmacoterapia. Em seguida, são prestadas orientações sobre os problemas encontrados, intervenções farmacêuticas e encaminhamentos, sendo tudo registrado no prontuário do paciente, através da evolução farmacêutica. Inicialmente, o serviço de consulta farmacêutica foi oferecido aos pacientes em início de tratamento ou com diagnóstico recente. Em seguida, a ação contemplou pacientes em mudança de terapia, com dificuldades na adesão, com problemas relacionados à farmacoterapia, assim como os pacientes incluídos no Programa de Dispensação Domiciliar. Com início no segundo semestre de 2020, a equipe, neste ano, realizou 23 consultas farmacêuticas, sendo 9 selecionadas por busca ativa feita pela Farmácia, e 14 por encaminhamento de outros profissionais ou por demanda do Plano Terapêutico Singular, serviço multidisciplinar oferecido no ACH. Já no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 29 consultas farmacêuticas, sendo a maior parte delas motivadas por pacientes com diagnóstico novo ou por demanda do Plano Terapêutico Singular. A consulta é uma boa oportunidade de identificação de problemas na farmacoterapia, possibilitando a sua resolução e a documentação dos serviços clínicos de farmácia permite padronizar o atendimento e possíveis intervenções, assim como gerar indicadores dos serviços clínicos. Durante o desenvolvimento da atividade foram encontradas dificuldades como resistência dos pacientes em passar por mais uma consulta; a indiferença de alguns pacientes com relação aos benefícios do tratamento profilático, bem como a dificuldade de compreensão em relação à doença ou  tratamento; e tempo reduzido destinado à execução da consulta farmacêutica devido a outras demandas do setor.

Conclusão

A implantação da consulta farmacêutica ajudou a promover a autonomia do paciente ou seu responsável através de orientações técnicas e padronizadas que auxiliassem no aumento da adesão ao tratamento e no alcance dos objetivos da farmacoterapia. Apesar das dificuldades encontradas, o serviço vem cumprindo o seu propósito e está sendo ampliado para que um maior número de pacientes possam ser beneficiados.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools