Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S342 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S342 (October 2021)
Open Access
CONSCIENTIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA EM PERÍODO DE INTERAÇÕES SOCIAIS LIMITADAS
Visits
1019
FD Paula, TAF Cunha, TBM Sá, AGS Silva, CCM Reis, GP Rodrigues, PM Nunes, AFS Rocha, MTCL Abreu
Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info

Considerando a situação da pandemia de COVID-19 que diminuiu significativamente o número de pessoas aptas a doar sangue e que as doenças do sangue, câncer, cirurgias e traumas continuam, o Programa de Extensão “Amizade Compatível - uma doação para a vida” manteve initerruptamente o seu objetivo em conscientizar a comunidade da importância do cadastro e doação de sangue (DS) e de medula óssea (MO). Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar ações extensionistas de conscientização para doação de sangue e de medula óssea realizadas em período de interações sociais limitadas.

Materiais e métodos

Foram promovidos por alunos extensionistas, pela plataforma Google Meet, dezenove encontros com a participação de universitários, pacientes e seus familiares, profissionais de saúde, membros de associações, atiradores do Tiro de Guerra (TG) do município de Uberaba e comunidade em geral, durante 15 meses, com os temas: Indicações de hemocomponentes, Tipos Sanguíneos, Quem precisa de sangue, Abordagem de Redes Sociais para incentivo a DS, Campanhas Universitárias para captação de DS com curso de Medicina, Odontologia e Direito, Leucemia Pediátrica e uso de hemocomponentes, Conscientização para DS e para o cadastro de MO, Comemoração do Dia Nacional do Doador de MO, Comemoração do Dia Estadual da Anemia Falciforme, Comemoração do Dia Mundial da Luta contra o Câncer, Comemoração do Dia Nacional e Internacional da Talassemia além de relatos de pacientes com doença falciforme, talassemia, leucemia mieloide aguda, familiares de paciente com leucemia linfóide aguda e com doador de medula óssea. O programa também realizou na Universidade e no Hospital Universitário a Campanha intitulada Junho Vermelho para incentivar o espírito solidário das pessoas para doação de sangue. A divulgação de todas as ações foi realizada pelas redes sociais do Programa de Extensão, da Universidade e de forma particular pelos incentivadores e parceiros do programa de extensão.

Resultados

O total de participantes dos dezenove encontros foi de 1636 pessoas. Momentos de relato de pacientes e seus familiares sobre a doença, sobre a dependência de transfusões e sobre a busca do doador de MO foram os que mais sensibilizaram os participantes. As postagens da Campanha do Junho Vermelho contaram com 2951 interações.

Discussão

Ações extensionistas realizadas de forma online constituíram uma maneira segura de conscientizar a população da importância da realização da DS e o cadastro para doação de MO, de proporcionar o contato de alunos/comunidade com pacientes e profissionais de saúde, além de trazer à tona a dificuldade de os hemocentros manterem seus estoques de sangue principalmente em período de pandemia.

Conclusão

A partir de diferentes plataformas online é possível contactar com facilidade diferentes públicos e realizar ações extensionistas de conscientização para DS e MO, colocando não só o universitário, potencial doador, em contato com os necessitam diretamente da transfusão sanguínea, mas também a comunidade em geral.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools