Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S341-S342 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S341-S342 (October 2021)
Open Access
CONSCIENTIZAÇÃO LÚDICA DA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE A PARTIR DE JOGO INFANTOJUVENIL
Visits
1089
PM Nunesa, JRCM Almeidaa, PGR Silvab, FS Leiteb, FM Leandrob, JKN Souzab, LC Duarteb, HPL Ribeirob, MTCL Abreuc
a Curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil
b Curso de Jogos Digitais da Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil
c Programa de Extensão da Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução/objetivo

O ato de doar sangue é completamente voluntário, por isso, a conscientização para a doação é importante. Ações educativas, realizadas de forma lúdica, podem estimular crianças e jovens a se tornarem, no futuro, doadores de sangue. O objetivo deste trabalho é abordar o desenvolvimento, por alunos extensionista, de um jogo para dispositivos móveis com o intuito de conscientizar, de maneira interativa e didática, o público infantojuvenil sobre a importância da doação de sangue.

Materiais e métodos

Extensionistas dos cursos de Medicina e Jogos Digitais vinculados ao Programa de extensão “Amizade Compatível – uma doação para a vida” produziram um jogo para crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, para abordar os temas “tipos sanguíneos, compatibilidade sanguínea e doação de sangue”. Os alunos se dividiram entre as diferentes atividades: conteúdo, arte, personagens, cenários, programação, roteiro, game design, level design, interface, backgrounds, demanda dos hemocentros, entre outros.

Resultados

O jogo possui como personagens primários e secundários Kaitu, Sher, Boxeador, Jack, Boneco de Neve e Ultra, e os inimigos Draculinha, Virulento, Plof Plof e Frankie. No tutorial a mascote do programa Amizade Compatível, Sher, que teve seu nome originado da língua inglesa “share” para dar ideia de compartilhamento, explica as regras do jogo. O jogo possui três fases com ambientes diferentes, onde Kaitu tem como missão encontrar os doadores de “cores”, recolhendo essas cores e repassando para os receptores adequados. As cores estão sinalizadas com os diferentes tipos sanguíneos do grupo ABO como “O, A, B e AB”. Os tipos sanguíneos distribuídos pelo mapa do jogo estão relacionados de acordo com a proporção da tipagem sanguínea da população em geral. Em cada fase há diversos obstáculos e inimigos que tentam atrapalhar o jogador, para que a personagem não consiga colorir os habitantes. Conseguindo colorir todos os habitantes da fase, o jogador é direcionado a fase seguinte. Durante a jogabilidade e a cada vez que se avança de fase é apresentado ao jogador frases informativas e de incentivo a doação de sangue. O jogo intitulado “Amizade Compatível” está disponibilizado de forma gratuita na Play Store.

Discussão

A partir de 16 anos adolescentes podem se tornarem doadores de sangue, com autorização de seus responsáveis. O jogo traz para o ambiente familiar e para a escola temas importantes que envolvem a doação de sangue e assim, o jogo estimula futuros doadores em consonância com o programa “Doador do Futuro” da Fundação Hemominas. A Universidade consolida suas ações de responsabilidade social ao estimular a formação multidisciplinar e cidadã do graduando e valorizar ações extensionistas direcionadas a educação.

Conclusão

Ao jogar, crianças e adolescentes podem, obter informações que tornam mais significativo o ensino do tema “tipos sanguíneos” na disciplina de ciências/biologia do currículo escolar, estimular a doação de sangue, seja indiretamente como multiplicadores de informação ou diretamente no futuro como doador de sangue, e ainda podem consolidar valores como o de solidariedade e exercício da cidadania.

Palavras-Chave

Conscientização lúdica; Jogo infantojuvenil; Doação de sangue.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools