Objetivos: Avaliar o programa de monitoria na disciplina de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e sua eficácia como método de ensino. Material e métodos: Estudo transversal baseado no programa de monitoria durante o semestre de 2019.2 e na avaliação dos estudantes por meio de testes em formato de caso clínico antes e após a realização da atividade prática. Em relação ao método utilizado nas atividades práticas, foi criado um modelo com características lúdicas e materiais específicos para essa atividade, de fim de garantir a reprodutibilidade do projeto por todos os monitores. Assim, todas as aulas práticas seguiram o mesmo roteiro, assegurando a credibilidade do programa de monitoria. As monitorias aconteceram nos horários reservados para as atividades práticas da disciplina, organizadas pelos professores e monitores e contemplou três temas de relevância no cotidiano do médico: hemograma, hematoscopia e métodos diagnósticos. Os testes dos temas de hemograma e hematoscopia foram compostos por quatro questões objetivas. Já o teste de métodos diagnósticos, aplicado posteriormente, foi ampliado para oito questões objetivas a fim de ser melhor avaliado estatisticamente. Dados provenientes dos acertos dos testes foram compilados em planilha virtual e analisados. Foi realizado o teste não paramétrico de qui-quadrado por meio de uma tabela de contingência de dupla entrada, na qual foi feita a associação entre resultados de pré teste e pós teste da monitoria de métodos diagnósticos com a nota 5, suficiente para aprovação final na disciplina. Hipótese nula foi descartada no caso de p-inferior a 5%. Resultados: Após análise dos dados, foram obtidas as médias de acertos dos pré-testes, a saber: hemograma 6,58 (DP 3,71), hematoscopia 5,0 (DP 2,97) e métodos diagnósticos 4,62 (DP 2,16). As médias pós-teste foram, respectivamente, 9,38 (DP 4,79), 10,0 (DP 4,19) e 9,70 (DP 4,74). O p-valor encontrado na análise estatística com as notas dos pré teste e pós teste da monitoria de métodos diagnósticos foi inferior a 0,05. Discussão: Pode-se observar aumento de 2,8 pontos na média de acerto da monitoria de hemograma, 5,0 pontos na monitoria de hematoscopia e 5,1 pontos na de métodos diagnósticos. Essa diferença menor entre a média de acertos pré e pós teste da monitoria de hemograma pode ser atribuída a um contato maior dos discentes com o assunto abordado, já que, é um exame discutido em outras disciplinas. Já os outros dois tópicos são pouco explorados antes do curso de Hematologia. De modo geral, o aumento das médias de acerto da turma após a monitoria sugere bom aproveitamento da atividade. A obtenção de um p-valor < 0,05 demonstra que há significância estatística entre as notas do pré-teste e do pós-teste, sugerindo que o programa de monitoria apresentou relevância na construção de conhecimento dos participantes. Conclusão: Foram avaliadas as atividades de monitoria elaboradas para o programa prático dos estudantes de Hematologia do curso de Medicina da UNIRIO. O novo programa demonstrou ser eficaz como método de aprimoramento do desempenho dos discentes. Novos estudos devem ser realizados a fim de testar programas já implantados e elucidar novas propostas para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Hematologia.
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