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Vol. 43. Issue S1.
Pages S276 (October 2021)
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AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE LEUCEMIA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO OU DE SEUS FAMILIARES
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DGB Araújo, DV Oliveira, EC Kondo, MC Cincotto
Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil
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Vol. 43. Issue S1
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Objetivo

O objetivo desta pesquisa foi a necessidade de conhecer o grau de satisfação dos pacientes pediátricos em tratamento oncológico portadores de leucemias e linfomas atendidos no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria em Joinville, Santa Catarina, traçando um perfil epidemiológico destes pacientes, identificando pontos negativos e positivos e também as variáveis que subsidiam reexões quanto ao serviço e ao atendimento multidisciplinar.

Materiais e métodos

O presente estudo foi descritivo, transversal e quantitativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os responsáveis pela coleta de dados no período de Fevereiro a Julho de 2019. O formulário de coleta de dados foi preenchido pelos executores da pesquisa e conteve as a seguintes informações: idade, cor, sexo, procedência, tumor diagnosticado. Para a análise especicamente da satisfação dos usuários, foi utilizado parte do questionário da Pesquisa Mundial de Saúde (apêndice) da OMS. Para análise estatística foi utilizado o Microsoft Excel®.

Resultados

O perl epidemiológico dos pacientes (idade, sexo, cor e procedência) foram retirados de seus respectivos prontuários. Do total dos entrevistados (n = 24), 10 estavam na Internação Hospitalar (IH) e 14 no Ambulatório Oncológico (AO). Destes, a média para idade foi de 7,5 anos (variando de 2 a 16 anos) e do outro grupo de 7,4 (variando de 2 a 18 anos). A maioria dos pacientes era do sexo masculino, tanto na IH quanto no AO, e apenas 1 paciente não havia registo quanto ao sexo, sendo classicado como “outro”. Quanto a cor da pele 22 pacientes eram brancos, 1 pardo e 1 não havia registro. Já em relação à procedência apenas 37,5% residiam em Joinville/SC, enquanto 62,5% eram de outras cidades. De forma geral, os escores médios foram semelhantes para Internação Hospitalar (IH) e Ambulatório Oncológico (AO), resultantes dos grandes percentuais em “bom”e “excelente”, excetuando-se o tempo gasto com deslocamento. A maioria dos escores medianos se concentraram em 100-80, demonstrando a excelente satisfação dos usuários, exceto o escore mediano atribuído ao tempo gasto com deslocamento entre os pacientes da IH de 60, e à visita de amigos e família de 70.Apesar de o tempo de espera gerar os menores graus de satisfação em todo os paísem nossa pesquisa o grau de satisfação foi alto, com escore mediano de 80.

Discussão

Situado na maior cidade do estado de Santa Catarina, o HJAF é referência para atendimentos médico-hospitalares de crianças e adolescentes para 25 municípios das regiões norte e nordeste do estado. A partir do conhecimento da opinião dos usuários a cerca da assistência oferecida, os autores consideram importante para os gestores esses dados contribuindo na assistência multiprofissional, estrutura e suporte do serviço de oncologia pediátrica do serviço com base no atendimento humanizado, além de traçar um perfil dessa população alvo.

Conclusão

Os pais das crianças portadoras de leucemias e linfomas acompanhados no serviço de Oncohematologia entrevistados apresentaram um alto grau de satisfação no que se refere aos serviços prestados no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria. Não foram satisfatórios os itens relacionados à demora do tempo de deslocamento até a chegada ao serviço para atendimento médico, considerado extenso e, no ítem relacionado à visita e acompanhamento familiar durante a hospitalização o que foi alegado pelos entrevistados como sendo reflexo das normas do serviço.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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