Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S85 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S85 (October 2023)
Full text access
ANÁLISE DE PARÂMETROS HEMOCITOMÉTRICOS EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM COVID-19
Visits
234
PCO Françóiaa,b, BF Nevesb, CES Claraa, LFA Souzab, MF Mossa, DC Kalvaa
a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
b Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Avaliar parâmetros hemocitométricos na admissão hospitalar de pacientes com COVID-19, de acordo com o desfecho (alta/óbito) em 30 dias.

Métodos

Foi realizado um estudo observacional, com dados obtidos do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG). Os pacientes foram estratificados em dois grupos de acordo com o desfecho: i) Sobreviventes e ii) Não sobreviventes. Foram adquiridas as seguintes informações clínicas: idade, sexo, índice de massa corporal, comorbidades, comprometimento pulmonar, intubação orotraqueal, tempo de internamento e desfecho final. Os parâmetros do hemograma, incluindo os hemocitométricos: NE-SSC (reatividade dos neutrófilos), NE-SFL (atividade metabólica dos neutrófilos), LY-SSC (irregularidade do núcleo linfocitário, granulação citoplasmática e/ou vacuolização) e LY-SFL (atividade metabólica dos linfócitos e/ou permeabilidade da membrana celular) foram obtidos na admissão hospitalar.

Resultados

Foram incluídos no estudo 140 pacientes, 102 (72,9%) sobreviventes e 38 (27,1%) não sobreviventes. O grupo de não sobreviventes apresentou maior faixa etária, superior tempo de internamento, maior percentual de comorbidades (hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença cardiovascular) e de indivíduos submetidos a intubação orotraqueal. Idade, comorbidades e comprometimento pulmonar >50% foram considerados fatores de risco para COVID-19. Os parâmetros RDW-CV e NE-SSC demonstraram associação ao prognóstico de mortalidade, com ponto de corte estimado em 13,2% e 153 Ch, respectivamente. A análise de sobrevivência em 30 dias demonstrou que a sobrevivência foi significativamente maior nos pacientes com RDW-CV ≤13,2% e NE-SSC ≤153 Ch (83,1% e 79,1%, respectivamente) do que naqueles com RDW-CV >13,2% e >153 Ch (60,3% e 67,1%, respectivamente). A razão de risco estimada para mortalidade associada ao ponto de corte de RDW-CV e NE-SSC de forma isolada foi de 1.9 (IC 95% 1.0 a 3.6, p = 0,048) e 2.2 (IC 95% 1.1 a 4.2, p = 0,020), respectivamente. Porém, na análise multivariada apenas a idade demonstrou ser um fator de risco independente para predizer o prognóstico de pacientes com COVID-19 em 30 dias.

Discussão

O envelhecimento é um processo natural e está associado à diminuição da competência imunológica, o que contribui para os resultados encontrados. A idade também foi considerada, por um estudo anterior, em pacientes hospitalizados com COVID-19, como preditor independente de mortalidade em 28 dias. Um estudo anterior obteve o ponto de corte 13,0% para RDW-CV e na análise de sobrevivência em 30 dias observou que a sobrevida foi maior nos pacientes com RDW-CV ≤13,0%, semelhantes aos resultados do presente estudo. As alterações no parâmetro NE-SSC remetem à granulopoiese acelerada e desordenada da mieloperoxidase, que pode estar associada à tempestade de citocinas e estado inflamatório exacerbado em pacientes com COVID-19 em fase sintomática grave. Portanto, esses dados podem refletir sobre a resposta antiviral e o estado inflamatório dos pacientes.

Conclusão

A idade demonstrou ser um fator de risco independente para predizer o prognóstico de pacientes com COVID-19. Os parâmetros RDW-CV e NE-SSC apresentaram associação com o prognóstico de mortalidade e podem ser explorados em estudos futuros para o desenvolvimento de algoritmos de regras para predição clínica em pacientes com COVID-19.

Apoio financeiro

Fundação Araucária/UEPG.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools