Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S468-S469 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S468-S469 (October 2021)
JOVEM HEMO: TRABALHOS DAS LIGAS ACADÊMICAS
Open Access
“AMIGO DE SANGUE” - PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM FOCO NO INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE
Visits
2022
ADC Gusmãoa, ACAD Santosb, OFD Santosc, JAS Lopesc, TS Espósitob, NNS Magalhaesa, LANS Fonsecab, SPS Souzaa, RM Almeidaa, DOW Rodriguesd
a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF - SUPREMA), Liga Acadêmica de Hematologia (HEMOLIGA – JF), Juiz de Fora, MG, Brasil
b Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Liga Acadêmica de Hematologia (HEMOLIGA – JF), Juiz de Fora, MG, Brasil
c Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Liga Acadêmica de Hematologia (HEMOLIGA – JF), Juiz de Fora, MG, Brasil
d Fundação Hemominas (FH), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivos

Conscientizar, por meio das mídias sociais, a importância da doação de sangue, aumentar o número de doadores, ampliar a cultura sobre doação de sangue e capacitar os alunos do curso de Medicina a fim de se tornarem multiplicadores. O Projeto de Extensão Amigo de Sangue (PEAS) é um programa de incentivo à doação de sangue elaborado pelos integrantes da Liga Acadêmica de Hematologia – HemoLiga em conjunto com a Fundação Hemominas Juiz de Fora (FH) e vinculado ao Programa Sangue Jovem da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Material e métodos

O PEAS foi elaborado em fevereiro de 2021 pelos ligantes da HemoLiga e atuou nas seguintes esferas: divulgação de conteúdo informativo sobre doação de sangue e levantamento das doações de sangue efetuadas através das campanhas do projeto. O conteúdo informativo foi divulgado através das redes sociais com publicação de infográficos sobre verdades e mitos, sobre o processo de doação e sobre estimuladores da doação de sangue na FH. O veículo de comunicação escolhido para a propagação de informações acerca do projeto foram as mídias sociais em virtude do contexto epidemiológico de COVID-19 e da rápida difusão de conteúdo. Todos os participantes do PEAS foram capacitados para a realização de postagens, esclarecimentos de dúvidas e transmissão de informações pertinentes à doação de sangue na plataforma virtual.

Resultados

A avaliação preliminar do PEAS realizada com dados levantados entre abril e junho de 2021 (Software de Gestão hemoterápica Hemote®) evidenciou aumento do comparecimento de doadores na FH e que as mídias sociais mostraram-se como um potente aliado no processo de captação de doadores. No período estudado, o PEAS contribuiu com 2,3% do total de doações efetivadas na FH, em relação ao sexo, 51,1% dos doadores eram do sexo masculino. Foi observado que o projeto mobilizou o tema doação de sangue em grupos de trabalhos e estimulou a formação de multiplicadores e influenciadores no processo de mobilização de doadores. A página do PEAS nas redes sociais conta com 1159 seguidores e mais de 128 publicações, garantindo ampla divulgação e visibilidade do conteúdo.

Discussão

A Pandemia de Covid-19 impactou direta e negativamente no comparecimento de doadores, reduzindo o número de coletas e do estoque de bolsas de sangue. A FH atende 57 hospitais, englobando 27 cidades das macrorregional de Juiz de Fora, garantindo à população a oferta de sangue e hemoderivados de qualidade, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, realizando mais de 50 mil transfusões/ano. A meta do PEAS é se consolidar como grande influenciador na doação de sangue, com aumento do número de doadores fidelizados e ampliação da cultura de doação de sangue. Atuar na área de captação é desafiador, uma vez que o sangue é insubstituível, exigindo mobilização contínua da sociedade.

Conclusão

As mídias sociais desempenharam um papel extremamente relevante para a efetividade do PEAS, uma vez que a partir delas foi possível a conscientização em massa sobre a doação de sangue e captação de doadores. Apenas com um trabalho persistente e respaldado no diálogo e na desmistificação será possível despertar na população o desejo da doação de sangue, não apenas como um ato heroico, mas também como um gesto de cidadania, compaixão, compromisso e preservação da vida.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools