Journal Information
Vol. 46. Issue S4.
HEMO 2024
Pages S1071-S1072 (October 2024)
Vol. 46. Issue S4.
HEMO 2024
Pages S1071-S1072 (October 2024)
Full text access
A ATUAÇÃO DA LIGA DO SANGUE DA UFCSPA DURANTE A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL EM 2024
Visits
353
FS Freitas, CB Villar, BO Ernesto, AA Moura, ALS Cardoso, M Meine, SC Wagner, LN Rotta
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 46. Issue S4

HEMO 2024

More info
Objetivo

Descrever a atuação da Liga do Sangue da UFCSPA (LiSan UFCSPA) durante o período de emergência climática no estado do Rio Grande do Sul (maio de 2024) com vistas à conscientização e mobilização da população para a doação de sangue.

Material e métodos

Em um período de 85 dias (3 de maio a 27 de julho de 2024) houve cinco postagens no Instagram, sendo uma de divulgação da ação “entre ligas”objetivando a arrecadação de doações para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes, três de incentivo à doação de sangue em apoio aos afetados pelas catástrofes climáticas e uma celebrando o dia do doador de sangue e reforçando a importância da doação. Ademais, 18 stories foram postados, sendo todos reposts informando sobre pontos de coleta para doação de sangue, critérios para a doação, situação dos estoques dos bancos de sangue, atualização das orientações para doação no contexto de emergência climática, conscientização acerca da urgência dos bancos de sangue e importância da doação de sangue.

Resultados

As publicações realizadas atingiram, em média, 16.045 contas pelo Instagram, sendo que 14.713 contas (91,7%) não seguiam o perfil da LiSan. O alcance máximo obtido foi decorrente da publicação sobre critérios de doação e pontos de coleta em apoio aos afetados pela enchente do RS, com 13.473 contas alcançadas. O engajamento do perfil alcançou, em média, 2.395 contas, com 2.286 interações (curtidas, comentários, compartilhamento e salvos) nas publicações, além do acréscimo de 145 (7%) seguidores neste período. O post do dia 6 de maio, que abordou critérios e locais para doação de sangue, alcançou 13.473 contas.

Discussão

O aumento no número de seguidores e o engajamento significativo nas publicações indicam que as estratégias de comunicação utilizadas foram bem sucedidas em atingir um público amplo, incluindo aqueles que não seguiam previamente o perfil da LiSan. Destaca-se a importância de conteúdos informativos e de alta relevância em momentos de crise, pois têm um potencial elevado de compartilhamento e disseminação acerca da importância da reposição dos estoques dos bancos de sangue. A resposta da população em termos de curtidas, compartilhamentos e novos seguidores indica uma receptividade positiva, entretanto, um método adicional de mensuração de influência, como o acompanhamento do aumento real nas doações de sangue, para avaliar de forma mais abrangente a eficácia das postagens é de se considerar, visto que a LiSan possui contato direto com os bancos de sangue de Porto Alegre.

Conclusão

A utilização do Instagram pela Liga do Sangue da UFCSPA como canal de comunicação durante a emergência climática no Rio Grande do Sul em 2024, foi uma estratégia eficaz para ampliar a conscientização e mobilização em torno da doação de sangue. O aumento de 145 seguidores, ao longo do período analisado, sugere que as ações da Liga fidelizam novos interessados na causa. A comunicação digital pode ser uma ferramenta potencial, a grande interação do público destaca a efetividade dessa ferramenta na promoção de conhecimento e conscientização sobre doação de sangue em resposta rápida ao contexto de emergência climática vivida no Rio Grande so Sul.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools