Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S353-S354 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S353-S354 (October 2021)
Open Access
SENSIBILIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE POR MEIO VIRTUAL EM PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
Visits
...
MMPD Santosa, L Siqueirab, AL Zanattab, LA Schonsc, BA Machadoc, CM Winkc, JS Palaoroc, LB Dagostinic, T Golunskic, CSR Araújod
a Faculdade de Medicina, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil
b Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo(UPF), Passo Fundo, RS, Brasil
c Serviço de Hemoterapia Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, RS, Brasil
d Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo e Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, RS, Brasil
Article information
Objetivos

A criação de um e-book sobre a doação de sangue teve como objetivo servir de informativo e incentivo à doação de sangue durante o período da pandemia de COVID-19.

Material e métodos

O e-book foi desenvolvido através de uma revisão sistemática do processo transfusional, etapas da doação, requisitos e contraindicações para doação, atualizações destes processos com a pandemia e as medidas de segurança adotadas com a vigência da quarentena e com orientações sobre o distanciamento social, pelos alunos da medicina.

Resultados

Foi confeccionada um e-book com layout otimizado para apresentação em dispositivos móveis. Contou com 6 partes: requisitos para doação, contraindicações a doações, etapas da doação, cuidados que devem ser tomados na pandemia, motivos para não parar com as doações e informações e contato do Serviço de Hemoterapia para agendamento de doações e para sanar dúvidas. Além disso, foi desenvolvido desenhos ilustrativos e lúdicos sobre o conteúdo, tornando-o mais acessível. Está disponível para download gratuito para toda a população na página do HSVP, pelo link:https://hsvp.com.br/post/2689/ebook-orienta-sobre-doacao-de-sangue-na-pandemia. As informações foram baseadas na revisão da Nota Técnica n° 13/2020 do Ministério da Saúde que traz as mudanças na triagem clínica, os novos impeditivos para doação caso o candidato seja suspeito de contaminação com vírus.

Discussão

O SARS-CoV-2 é vírus nunca antes documentado, altamente infecioso, que tomou uma proporção pandêmica global, passando por descobertas diárias. Com os esforços científicos, muito tem se descoberto sobre a sua transmissão, formas de prevenção e tratamento. Contudo, ao mesmo tempo que ocorria o combate ao Coronavírus, houve crescimento muito acentuado nos projetos científicos, com um número nunca visto de publicações. Apesar de necessária e muito desejável, a vasta quantidade de informações produzidas trouxe novos desafios. Com o grande número de questionamentos que surgiram durante a pandemia, a disseminação de materiais falsos e opiniões de especialistas sem embasamento em estudo clínicos, surgiu a necessidade de integrar as informações com melhores evidências científicas e aplicabilidade clínica e levar à comunidade conteúdo e considerações de qualidade. Para isso, o Projeto de Extensão e de Pesquisa “Os Quatro Pilares para a obtenção da segurança transfusional” da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, em conformidade com o projeto de pesquisa “Gestão e Promoção do Conhecimento Médico via Desenvolvimento de Serious Games Aplicados a Formação Médica e Gerontecnologia”, um e-book virtual sobre “Doação de Sangue em Tempos de COVID-19 – Guia para doação segura e responsável” com o objetivo de servir como informativo e incentivo à doação de sangue durante o período da pandemia.

Conclusão

A severidade da pandemia exigiu a disseminação de conteúdos e informações de forma inovadora e alternativa, destacando-se o meio virtual. É dever da Universidade como formadora de opinião e de futuros profissionais e que está em constante atualização, criar uma comunicação confiável e qualificado à população, contribuir com condutas médicas e comunitárias. Com o desenvolvimento e disponibilização deste e-book à comunidade local foi possível contribuir para ampliar a informação e incentivar novos candidatos à doação de sangue.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy

Subscribe to our newsletter

Article options
Tools