HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA Doença do enxerto contra o hospedeiro associada à transfusão (DECH) é uma síndrome rara, grave e com consequências fatais. A irradiação de hemocomponentes sanguíneos antes da transfusão é, atualmente, o método mais eficaz e amplamente reconhecido para prevenir a ocorrência desse evento.
ObjetivosAvaliar o impacto da implantação de um dispositivo na rotina de irradiação de hemocomponentes por Raios-X no Hemocentro de Botucatu/HCFMB.
Material e métodosForam analisados os relatórios de registros de irradiação de 80 hemocomponentes, sendo 40 no período pré-instalação e 40 no período pós-instalação, relacionados ao tempo de procedimento e temperatura das bolsas. Em cada período, foram avaliadas 20 unidades de Concentrado de Hemácias (CH) e 20 unidades de Plaquetaféres (PLT-A).
ResultadosNo período anterior à instalação do equipamento, a irradiação era realizada em ambiente externo ao hemocentro, no setor de Radioterapia, utilizando uma bomba de Cobaltoterapia. Os hemocomponentes eram transportados até o local, por profissionais externos, submetidos ao procedimento e, posteriormente, retornavam ao hemocentro, o tempo médio de irradiação era de 93 minutos. No caso dos CH, a temperatura média das bolsas antes da irradiação foi de 5°C, aumentando para 10°C após o procedimento, com o tempo médio de irradiação, incluindo o deslocamento, de 127 minutos. Para PLT-A, a temperatura média antes da irradiação foi de 22°C e 23°C após, com o tempo total médio de 128 minutos. Já a exposição acumulada de irradiação foi de 600 horas em 6 meses. Com a implantação do irradiador RadSource RS 3400, observou-se uma importante melhora nos fluxos operacionais. O equipamento permite a irradiação de até 6 litros de hemocomponentes por ciclo, com tempo padrão de 240 segundos, eliminando a necessidade de transporte intersetorial, visto que é realizado por profissionais do hemocentro. Para os CH analisados nesse período a temperatura média foi de 6°C antes da irradiação, passando para 9°C após o procedimento. Quanto às PLT-A a temperatura antes e após se manteve em 21°C. Com relação a temperatura ambiente da sala onde se encontra o irradiador, manteve-se estável durante os procedimentos, com média de 21°C, sem oscilações que pudessem comprometer os resultados. Este parâmetro não foi mensurado pelo método anterior, visto que o ambiente não era passível de controle de temperatura. E o tempo de irradiação caiu drasticamente, 60 horas de exposição em 6 meses.
Discussão e conclusãoA comparação entre os dois períodos evidencia avanços importantes na logística. No cenário anterior, a necessidade de transporte externo até o setor de irradiação resultava em tempos prolongados de procedimento e maior exposição à variação térmica, principalmente nos CH. Com a nova instalação no hemocentro, o tempo total de processamento foi significativamente reduzido, com maior controle ambiental e redução dos riscos associados ao transporte. A implantação do irradiador RadSource RS 3400 no Hemocentro de Botucatu/HCFMB proporcionou ganhos significativos em eficiência operacional, redução do tempo de processamento e controle térmico dos hemocomponentes. Todos os parâmetros avaliados demonstraram conformidade com as normas técnicas, reforçando a confiabilidade do novo sistema de irradiação favorecendo a segurança transfusional.




