Journal Information
Vol. 42. Issue S2.
Pages 472-473 (November 2020)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 42. Issue S2.
Pages 472-473 (November 2020)
LIGA ACADÊMICA795
Open Access
A EXPERIÊNCIA DOS PARTICIPANTES DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA NOS ESTÁGIOS VOLUNTÁRIOS EXTRACURRICULARES DE ONCO-HEMATOLOGIA
Visits
1649
P.B.M. Abinadera, B. Henriqueb, D.G. Barbosac, G.S.M. Lauriad, M.C.S.D. Santosc, P.G.N. Gonçalvesc, R.S. Pinhoa
a Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
b Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
c Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil
d Faculdade Metropolitana da Amazônia, Belém, PA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Objetivo: Descrever a experiência dos participantes da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA) no estágio de Onco-hematologia em um Centro de tratamento para o câncer.

Relato da experiência: Os acadêmicos de medicina e ligantes da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA) iniciaram os estágios na área de Onco-hematologia ou Hematologia Oncológica, especialidade em que se faz necessário ter conhecimentos acerca das doenças malignas do sangue. Tal experiência foi guiada por médicos do Centro de referência para o tratamento do câncer no Pará – Oncológica do Brasil. A partir disso, os estagiários acompanhavam a rotina e os atendimentos desses profissionais, de maneira semanal e contínua por 1 mês, com intuito de adquirir conhecimentos na área e ampliar os aprendizados voltados a oncologia, já que muitas faculdades não abordam como disciplina obrigatória, e é o maior interesse dos participante da liga. Desse modo, os profissionais repassavam suas experiências a respeito das patologias encontradas antes da entrada dos pacientes e assim explicavam a fisiopatologia envolvida, os achados clínicos e os possíveis tratamentos para a individualidade de cada pessoa que se consultaria. Além disso, os médicos sempre deixavam questionamentos e perguntas a serem respondidas nos dias seguintes do estágio, como modo de estimular o estudo e o aprofundamento em determinado tema visto nas consultas. Diante do exposto, a prática nessa área forneceu conhecimentos únicos que serão levados para a futura vida profissional dos acadêmicos.

Discussão: Sabe-se o quanto os estágios voluntários extracurriculares proporcionam experiências novas aos acadêmicos de medicina, principalmente envolvendo assuntos que não foram abordados e aprofundados na faculdade. Com isso, a inserção deste, cada vez mais precoce, proporciona aprendizados impares a respeito das Leucemias, Linfomas, Síndromes Mielodisplásicas, somado a doenças hematológicas, como anemias, síndromes hipereosinofílicas e entre outras patologias que serão relevantes para os futuros atendimentos dos estudantes.

Conclusão: Diante disso, é notório os pontos positivos a respeito das experiências e conhecimentos tidos nos estágios por parte dos acadêmicos de medicina. Assim, os participantes da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA) puderam usufruir de explicações dadas por especialistas na área da Onco-Hematologia, o que serviu de maneira construtiva e instrutiva para a futura vida profissional de atuação dos acadêmicos, aumento do interesse dos mesmos na área vista e e aprofundamento dos estudos a respeito das doenças malignas do sangue.

Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools